Pular para o conteúdo principal

Reforma do ensino médio não provocará mudança 'repentina' no Enem, diz ministro

De acordo com Mendonça Filho, mudança substancial no conteúdo das provas se dará a partir de 2019; o presidente Michel Temer sancionou reforma nesta quinta-feira (16)

 

  O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nesta quinta-feira (16) que a reforma do ensino médio não provocará uma “mudança repentina” no conteúdo das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal via de acesso às universidades públicas do país.
A declaração foi dada logo após a cerimônia em que o presidente Michel Temer sancionou a reforma do ensino médio.
De acordo com Mendonça, uma mudança mais substancial no formato e no conteúdo do Enem só acontecerá a partir de 2019, ano em que, segundo estimativas do Ministério da Educação, a maioria das escolas brasileiras terá se adequado às mudanças aprovadas na reforma do ensino médio.
“Evidente que o Enem tem de se adequar a essa nova realidade, mas quero tranquilizar os estudantes que estão se preparando para o Enem 2017 e também 2018 que nenhuma mudança ocorrerá, do ponto de vista de conteúdo, de forma repentina”, disse Mendonça.
“Diria que a mudança mais substancial no formato e no conteúdo do Enem se dará a partir de 2019 [...]. Temos que integrar o Enem, que é o reflexo da aprendizagem do aluno ao longo do ensino médio”, completou o ministro.
Veja os principais pontos da reforma:
O texto aprovado permite que as escolas possam escolher como vão ocupar 40% da carga horária dos três anos do ensino médio: 60% será composto de um conteúdo mínimo obrigatório, que será pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), ainda em debate.
Já o restante do tempo será definido de acordo com a proposta da escola, que deverá oferecer aos estudantes pelo menos um de cinco "itinerários formativos":
  • linguagens e suas tecnologias
  • matemática e suas tecnologias
  • ciências da natureza e suas tecnologias
  • ciências humanas e sociais aplicadas
  • formação técnica e profissional
O ensino de português e de matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio. Também será compulsório o ensino de inglês, artes, educação física, filosofia e sociologia.
Na versão original enviada pelo governo, a MP deixava claro que somente matemática e português seriam obrigatórios.
Isso gerou a principal polêmica em torno do texto. No Brasil, não existe uma lei que especifica todas as disciplinas que deveriam obrigatoriamente ser ensinadas na escola– esse documento será a BNCC.
Até então, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) só citava explicitamente, em trechos diversos, as disciplinas de português, matemática, artes, educação física, filosofia e sociologia como obrigatórias nos três anos do ensino médio.
Na versão original enviada pelo governo, a MP mudou isso, e retirou do texto as disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia.
Desde que foi apresentada pelo governo, em setembro, a reforma se tornou alvo de protestos pelo país. Nos últimos meses de 2016, estudantes chegaram a ocupar escolas para se manifestar contra a MP.

Tempo integral

Outro objetivo da reforma é incentivar o aumento da carga horária para cumprir a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que, até 2024, 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica (incluindo os ensinos infantil, fundamental e médio) estejam no ensino de tempo integral.
No ensino médio, a carga deve agora ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800 horas por ano, de acordo com o MEC. No texto final, os senadores incluíram uma meta intermediária: no prazo máximo de 5 anos, todas as escolas de ensino médio do Brasil devem ter carga horária anual de pelo menos mil horas. Não há previsão de sanções para gestores que não cumprirem a meta. 


FONTE: O GLOBO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é calculada a nota do Enem?

Nota do Enem é calculada por meio de um método complexo, a Teoria de Resposta ao Item O Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) foi criado em 1998 para medir o conhecimento de estudantes que concluem o ensino médio. Eles são avaliados pelo desempenho obtido em provas de quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática) e em uma redação.  Maiores e menores notas do Enem 2014 Ao todo, os alunos respondem 180 questões objetivas, sendo 45 por prova, e produzem um texto dissertativo-argumentativo. Normalmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, solta o gabarito oficial três dias depois da aplicação das provas e a pontuação definitiva dois meses depois. Teoria x prática A teoria sobre as provas e a divulgação das notas do Enem parece simples, certo? Mas, na prática, muitas vezes surgem outras questões relacionadas ao...

A 1ª Lei de Mendel e a Dominância Completa.

Em biologia, a 1ª Lei de Mendel e a Dominância Completa sempre caem nos vestibulares e no Enem. Tratam da reprodução sexuada, que permite a mistura de materiais genéticos de dois indivíduos diferentes. Saiba mais com os Incríveis do Enem. Dominância Completa significa que a variabilidade genética faz de você um indivíduo único. Veja como ocorre a herança genética, com as as diferentes características que nos constituem. Revise aqui a primeira Lei de Mendel com o mecanismo da Dominância Completa. Imagine a cena: acaba de nascer um priminho seu e toda a sua família vai visitar. Então sua mãe e suas tias e tios fazem os tradicionais comentários: “- Ele tem os olhos da mãe!” / “– Ainda bem que é mais parecido com a mãe, por que o pai é feio que dói!” / Ou, então,  “- Oh! Ele tem a boca do pai!” Veja a seguir a incrível semelhança do filho de Yoko Ono, Sean Lennon com o pai, John Lennon: Então, o Sean Lennon é mesmo ‘a cara do pai’. Isto acontece porque ...

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O ANO DE 2014 PODE REPRESENTAR, NO FUTURO, UM MARCO NO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. RESTA SABER SE, FINALMENTE CONVENCIDOS DO PERIGO, CONSEGUIREMOS PARTIR PARA A AÇÃO COM A AGILIDADE NECESSÁRIA. EM UMA DECLARAÇÃO EMBLEMÁTICA DO MOMENTO ATUAL, O PRESIDENTE DOS  ESTADOS UNIDOS , BARACK OBAMA, COMPAROU OS QUE AINDA NEGAM O FENÔMENO AOS QUE ANTES PENSAVAM QUE A LUA ERA FEITA DE QUEIJO. FOI EM JUNHO, QUANDO  ANUNCIOU US$ 1 BILHÃO PARA FINANCIAR MEDIDAS QUE ATENUEM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.  EMBORA OS  ESTADOS UNIDOS CONTINUEM ENTRE OS   TRÊS PAÍSES DO MUNDO NÃO SIGNATÁRIOS DAS CONVENÇÕES DE CLIMA – AO LADO DO VATICANO E DE ANDORRA  –, O PACOTE AMBIENTAL MOSTRA QUE ATÉ A NAÇÃO MAIS PODEROSA DO PLANETA COMEÇA A SE CURVAR À PILHA DE EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE COMPROVAM QUE A TERRA ESTÁ FEBRIL. NÃO POR ACASO, O ANÚNCIO OCORREU APÓS A DIVULGAÇÃO DOS DOIS ÚLTIMOS RELATÓRIOS DA QUINTA EDIÇÃO DO  PAINEL INTERGOVERNA...