Questões que envolvem Ecologia são recorrentes no Enem. E é provável que continue assim. Veja os conceitos de Ecologia, Habitat, Organização dos Seres Vivos, Ecossistema e Nicho Ecológico.
Este
tema permite explorar na disciplina de Biologia, a relação
homem/natureza e nossa influência nos ecossistemas. Isso é tudo que o
Enem adora cobrar dos estudantes. Relembre, então, os conceitos básicos
desse conteúdo!
1 – Ecologia:
Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.
2 – Componentes bióticos de um ambiente:
Corresponde a tudo aquilo que tem vida. Exemplo: plantas, animais e microrganismos3 – Componentes abióticos de um ambiente:
São os componentes não-vivos, inorgânicos, como a água, a luminosidade, a temperatura, o ar etc.
É sempre importante lembrar que os componentes abióticos influenciam muito nos componentes bióticos. Os seres vivos apresentam adaptações para sobreviverem às condições abióticas apresentadas pelo ambiente.
É sempre importante lembrar que os componentes abióticos influenciam muito nos componentes bióticos. Os seres vivos apresentam adaptações para sobreviverem às condições abióticas apresentadas pelo ambiente.
4 – Ecossistemas
De maneira simplificada, corresponde à
união dos componentes bióticos aos abióticos e as redes de relações
existentes entre estes componentes. A alteração de um ou mais
componentes de qualquer ecossistema (tanto bióticos quanto abióticos)
pode modificar a rede de relações entre eles e causar um desequilíbrio
ecológico.
5 – Organização dos seres vivos
Podemos classificar ecologicamente os indivíduos pela maneira como se organizam nos ecossistemas:

6 – Habitat
Local físico onde organismos de
determinada população desempenham suas funções vitais. É como o
“endereço de um ser vivo”. Exemplo: a onça parda tem como habitat as
florestas de encosta da Mata Atlântica.
7 – Nicho ecológico
Conjunto de hábitos de um ser vivo. É
como a “profissão” do ser vivo. Exemplo: a onça parda é um animal de
hábitos noturnos que se alimenta de pequenos mamíferos como a cutia e o
tapiti.
Exercícios:
1) (Enem – 2012) O
menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia
repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de
tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove
vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera
um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada
pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas
têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias
fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à
disposição para namorar! Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
a) habitat.
b) biótipo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.
b) biótipo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.
Resposta: d, pois descreve um conjunto de hábitos de uma espécie de tamanduá.
2) (Enem – 2010) No ano
de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou
um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e
a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a
baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que
prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a
realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia
alimentar hídrica.
Além disso, o derramamento de óleo
contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a
intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu a morte
diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando
também a atividade pesqueira. LAUBIER. L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado).
A situação exposta no texto e suas implicações
a) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho.
b) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa.
c) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.
d) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.
e) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.
b) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa.
c) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.
d) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.
e) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.
Resposta: c. A situação do texto evidencia
as profundas relações entre as diversas formas de vida e delas com o
ambiente em que vivem.
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